Ir para o conteúdo Ir para as notícias
Página Incial

APRESENTAÇÃO » MEMORIAL DO ARAGUAIA - O Despontador de um sonho


Menu Principal

Enquete

Enquete

O que acha da iniciativa de construção do Memorial do Araguaia?


Votar Resultados


Você está em: Memorial » Apresentação

 

Apresentação

Demonstrar o desdobramento da execução e as condições de continuidade de um projeto presume, fundamentalmente, que a Unidade Proponente dispõe, primeiro, de um corpo técnico capaz e, depois, dos recursos necessários para sua implantação, desenvolvimento e sustentabilidade. Quando se trata de Atividades Especiais de Ação Contínua – atividades de caráter duradouro, que promovem o desenvolvimento da comunidade geral e universitária por meio da integração entre ambas, do desenvolvimento social e da troca de conhecimento com outras instituições ou diferentes extratos sociais –, é certo que assim o seja. Porém, o que se pretende aqui, é apresentar um projeto de concepção arquitetônica, de patrimônio cultural e de grande significação histórica, que, após construído, mais do que um patrimônio material no qual se inserem os bens e os objetos que tiveram significado na formação histórica dos povos da Bacia do Araguaia/Tocantins, funcionará como um grande catalisador de realizações culturais, sociais, educativas, científicas e tecnológicas para o desenvolvimento dessa região. Como sua localização está centrada numa extensa área de influência que engloba parte de cinco grandes estados brasileiros – Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Pará, donde se destacam 10 (dez) áreas de preservação ambiental e 35 (trinta e cinco) áreas indígenas, pode-se afirmar que uma população de cerca de 7,9 milhões de pessoas, incluindo 10 mil índios, terão benefícios diretos com a implantação do projeto em questão.

Todo esse cenário visionário aponta para a necessidade imperiosa em tornar viável a execução do supradito projeto, visto que o propósito precípuo é contribuir para o engrandecimento da produção cultural brasileira, utilizando-se de seus vários mecanismos de fomento, para a projeção do turismo da região da bacia do Araguaia/Tocantins, e aumento das expectativas de geração de emprego, renda e inclusão social.


O Projeto

Foto: maquete do projeto Memorial do Araguaia, clique para ampliar

O projeto do Memorial do Araguaia encontra-se aprovado sob os auspícios da Lei Rouanet.
O monumento será implantado na Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, mais especificamente, no município de Xambioá/TO, cuja cidade foi escolhida por ter sido palco da Guerrilha do Araguaia, numa justa homenagem àqueles que tombaram na luta por direitos libertários. Nesta cidade encontram-se as cinzas de João Amazonas e os restos mortais de dezenas de outros heróis que deram a vida para que direitos humanitários fossem, hoje, respeitados. Contribua, faça a sua doação Saiba Mais


NossosParceiros

LinksIndicados

www.vermelho.org.br

www.pcdob.org.br

CreditosSite

design por: Joilson.Marques

programação por: